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lubrificação para redutores de velocidade

A Importância da Lubrificação para Redutores de Velocidade

A lubrificação para redutores de velocidade é um processo de aplicação de uma substância, chamada de lubrificante, entre duas superfícies em movimento relativo para reduzir atrito, desgaste e geração de calor. 

O lubrificante pode ser um líquido (óleo), uma graxa ou um sólido, cuja principal função é reduzir o atrito. Ela pode funcionar de diferentes maneiras: manualmente, automatizada, por banho, circulação ou gotejamento

No caso dos redutores de velocidade, a lubrificação é essencial para garantir a longevidade e eficiência desses componentes mecânicos, minimizando o desgaste e evitando falhas. 

Para escolher o lubrificante correto, é necessário considerar fatores como o tipo de redutor (helicoidal, cônico ou planetário), as condições de operação (como temperatura, carga e velocidade de operação) e as recomendações do fabricante. 

No post blog a seguir iremos tratar da necessidade de lubrificação para redutores de velocidade, sua importância e como os lubrificantes impactam diretamente no funcionamento correto dos redutores. 

Boa leitura!

 

O que é a Lubrificação para Redutores de Velocidade? 

A lubrificação desempenha um papel fundamental em praticamente todas as máquinas e mecanismos, ajudando a melhorar a eficiência, a vida útil e o desempenho dos componentes. 

Trata-se de um processo de aplicação de um lubrificante entre duas superfícies para diferentes funções: redução do atrito, diminuição do desgaste, controle de temperatura, proteção contra a corrosão e remoção de contaminantes. 

A lubrificação de redutores pode ser feita utilizando diferentes tipos de lubrificantes. Para a maioria dos redutores, o mais comum e adequado é o óleo mineral, que possui um custo relativamente baixo e é eficiente. 

Por outro lado, o óleo sintético oferece melhor desempenho em temperaturas extremas e possui maior resistência à oxidação, embora seja mais custoso. 

Já a graxa é utilizada em redutores selados, onde o óleo pode vazar. É utilizada para aplicações onde a manutenção é mais difícil. 

Para o melhor desempenho do lubrificante na lubrificação de redutores de velocidade é preciso entender outros fatores, além dos tipos de lubrificante. É importante considerar fatores como o tipo de equipamento, as condições de operação e as recomendações do fabricante. 

Sendo assim, a lubrificação é uma prática que envolve diversos fatores e demanda escolhas estratégicas de acordo com as necessidades específicas. Os lubrificantes auxiliam na manutenção e operação de redutores de velocidade, garantindo sua eficiência, prolongando a vida útil dos componentes e reduzindo os custos de manutenção. 

 

Como Funciona a Lubrificação para Redutores de Velocidade

A lubrificação de redutores de velocidade é essencial para garantir o funcionamento eficiente e prolongar a vida útil desses componentes. Por sua vez, os redutores de velocidade são dispositivos que reduzem a velocidade de rotação do motor e aumentam o torque. 

Com a lubrificação adequada, é possível reduzir o atrito e o desgaste dos equipamentos, além de ajudar na dissipação do calor. Porém, existem etapas e diferentes métodos da utilização de lubrificação de redutores de velocidade. 

Lubrificação por Banho de Óleo: Utiliza o princípio da submersão parcial em óleo de engrenagens e rolamentos, dentro da caixa do redutor. Assim, o funcionamento das engrenagens e eixos “puxa” o óleo para as partes superiores, garantindo que todas as superfícies sejam lubrificadas. Sua aplicação é comum em redutores de pequeno e médio porte onde a simplicidade é valorizada.

Lubrificação por Circulação de Óleo: Utiliza o princípio do bombeamento do óleo continuamente através do redutor. O óleo é filtrado e resfriado externamente antes de ser redistribuído pelas engrenagens e rolamentos. Sua aplicação é comum em redutores de grande porte, em aplicações onde a temperatura e a limpeza do óleo são rigorosamente controladas. 

Lubrificação por Salpico: O princípio é espalhar o óleo pelas engrenagens ainda em movimento, que captam o lubrificante do fundo da caixa e o espalham pelas outras partes internas. Sua aplicação é adequada para redutores de tamanho médio, onde o acesso para a manutenção é limitado.

 

Procedimentos da Lubrificação para Redutores de Velocidade

Considerando os componentes de um redutor de velocidade, os tipos de lubrificantes e os métodos de lubrificação, vamos entender procedimentos da lubrificação de redutores de velocidade: 

  1. Inspeção: Nessa etapa é importante verificar regularmente o nível de óleo por meio de instrumentos de medição ou visualmente. É preciso monitorar regularmente a condição do lubrificante, verificando a presença de contaminantes ou degradação do óleo. 
  2. Troca: Conforme as recomendações do fabricante, é necessário trocar o óleo antigo, dependendo das condições de operação. Nesse procedimento é necessário drenar o lubrificante, limpar o interior da caixa do redutor e preencher com óleo novo até o nível recomendado. 
  3. Manutenção: Inspecionar regularmente os componentes internos para sinais de desgaste ou danos é um procedimento necessário para garantir o bom funcionamento dos redutores de velocidade. Essa etapa também previne vazamentos na caixa do redutor.
  4. Aditivos: É possível utilizar aditivos para melhorar as propriedades do óleo, como resistência à pressão extrema (EP) e proteção contra oxidação. 

 

Porque a Lubrificação para Redutores de Velocidade é Importante

Todas as indústrias que utilizam redutores de velocidade percebem a importância desses equipamentos, a curto e longo prazo, para a lucratividade e desempenho da empresa.

Porém, é necessário atentar para a importância da lubrificação desses componentes. Existem diferentes benefícios como a redução do atrito e desgaste: a lubrificação é capaz de criar uma película entre as superfícies metálicas em movimento, reduzindo o atrito. Isso resulta em menor desgaste das engrenagens e rolamentos, aumentando a vida útil dos componentes. 

A dissipação de calor é outro benefício: o lubrificante ajuda a dissipar o calor gerado pelo atrito durante o funcionamento do redutor. Isso ajuda a manter a temperatura operacional dentro de limites seguros, prevenindo deformações térmicas e outras falhas. 

Já a prevenção da corrosão diz respeito a uma barreira protetora formada pelo lubrificante, que age contra a umidade e outros agentes corrosivos. Seu benefício é proteger as superfícies metálicas, preservando a integridade do redutor contra corrosão. 

A redução de vibrações e ruído é um benefício que é sentido pela maioria dos colaboradores e operadores técnicos dos redutores de velocidade. Isso é possível graças a uma lubrificação adequada que suaviza o contato entre as engrenagens, reduzindo ruídos e vibrações, resultando em uma máquina mais silenciosa e suave. 

Por fim, a eficiência operacional diz respeito à eficiência energética do redutor causado pela lubrificação. Dessa maneira, é possível atingir menor consumo de energia e maior eficiência do sistema, resultando na economia de custos.

 

Quem se Beneficia da Lubrificação Adequada

A lubrificação adequada dos redutores de velocidade é essencial para garantir a eficiência, confiabilidade e longevidade desses componentes. 

Diversos setores da indústria, desde a cadeia de produção e operação de equipamentos, se beneficiam direta ou indiretamente de uma boa lubrificação. 

Indústrias: manufatura, automotiva, mineração, petroquímica, geração de energia e entre outras. 

Operadores de equipamentos, engenheiros de manutenção, fabricantes de equipamentos, gerentes de planta e consumidores finais. 

Todos esses são beneficiados quando uma empresa investe na lubrificação de redutores de velocidade

 

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