58031
post-template-default,single,single-post,postid-58031,single-format-standard,select-core-1.6.1,pitch-theme-ver-3.6,ajax_fade,page_not_loaded,smooth_scroll,grid_1300,side_menu_slide_from_right,vertical_menu_with_scroll,blog_installed,wpb-js-composer js-comp-ver-6.9.0,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-58086
Amplificar o torque reduzindo velocidade de rotação

Mito ou verdade: é possível amplificar o torque, reduzindo a velocidade de rotação de um motor?

Amplificar o torque reduzindo a velocidade de rotação é mito ou verdade? É possível? Vamos desvendar essas dúvidas trazendo alguns esclarecimentos sobre o tema. Confira em nosso conteúdo abaixo.

 

O que é torque de motor e para que serve

Torque é um conceito físico, relativo ao movimento de rotação de um corpo após a aplicação de determinada força sobre ele. Imagine que você está manuseando uma chave de boca para girar um parafuso. A força aplicada sobre o equipamento no momento de promover movimento é o torque. Mas isso não quer dizer que, sempre que temos torque, temos movimento. Não. O torque é a aplicação de força para gerar energia.

Quando você aciona um motor, ele produz torque e potência, duas grandezas físicas ligadas entre si. No entanto, apesar de estarem “na boca do povo”, o conceito exato de torque e potência é bem pouco compreendido, valendo a pena explicá-lo.

Torque e energia têm as mesmas dimensões, mas eles não medem a mesma coisa. Eles diferem no sentido que o torque é uma grandeza vetorial definida apenas para um sistema rotativo.

O torque, geralmente expresso em kgf.m (quilograma força por metro) ou Nm (Newton por metro) é a capacidade do motor de fazer um esforço, gerar energia. Já a potência, usualmente expressa em cv (cavalo vapor) ou kW (quilowatt), é a quantidade de força que um motor pode realizar em um determinado período de tempo.

E, para produzir mais potência, um motor precisa de mais torque. Contudo, o torque pode apenas promover rotação sobre o objeto ou corpo sobre o qual a força foi aplicada.

Como aumentar ou diminuir um torque 

Segundo o Khan Academy, muitas vezes é necessário aumentar ou diminuir o torque produzido por um motor para atender diferentes aplicações. O comprimento de uma alavanca pode aumentar ou diminuir a força em um objeto em detrimento da distância pela qual a alavanca deve ser empurrada. 

Da mesma forma, o torque produzido por um motor pode ser aumentado ou diminuído com o uso de engrenagens. Um aumento no torque vem com uma diminuição proporcional da velocidade de rotação. 

O mecanismo de duas engrenagens dentadas pode ser visto como equivalente à interação de um par de alavancas. E, afinal, é mito ou verdade que é possível amplificar o torque reduzindo a velocidade de rotação?

 

Amplificar o torque reduzindo velocidade de rotação

Por meio de um sistema de engrenagens, um Redutor de Velocidade tem a capacidade de amplificar o torque e reduzir a velocidade de rotação de um motor, sim. Logo, a mudança de torque causada por um Redutor é inversamente proporcional à mudança causada pela velocidade de rotação. Quanto maior a redução de velocidade, maior o torque gerado.

Um Redutor de Velocidade aumenta o torque, amplifica o torque, enquanto diminui a velocidade, porque a engrenagem de saída de um Redutor de Velocidade possui mais dentes que a engrenagem de entrada. Portanto, enquanto a engrenagem de saída pode girar mais lentamente, reduzindo a velocidade da entrada, o torque é aumentado. Redutores usam uma fonte de energia de entrada e aumentam o torque enquanto diminuem a velocidade.

É importante ressaltar que a potência, por sua vez, não é aumentada com o uso de redutores de velocidade. Ela sofre uma redução ou perda determinada pelo rendimento ou eficiência interna do redutor. Redutores com maior rendimento conseguem converter em mais torque as potências às quais estão submetidos, considerando-se uma mesma relação de redução.

Mito ou verdade? Verdade!

Confira em outro post nosso sobre os 04 benefícios dos redutores de velocidade

Os equipamentos do Grupo Viana de Souza Comercial, composto pelas empresas – REDUTORES VDS,  ORIENTAL REDUTORES E REDUMAQ – são muito utilizados na construção civil, indústria de recreação, indústria de máquinas, pórticos e pontes rolantes, caldeirarias, indústrias alimentícias, entre outras.

Conheça nosso portfólio de equipamentos para o sucesso do seu negócio e fale com nosso time de especialistas para validar as melhores soluções para os seus objetivos. Temos amplo estoque de redutores, motoredutores de velocidade e equipamentos industriais à pronta entrega, com atendimento especializado, expertise dos produtos, estratégia comercial, preço competitivo e produtos de excelência.

Felipe Ortega About the author
No Comments

Post a Comment

WhatsApp