58041
post-template-default,single,single-post,postid-58041,single-format-standard,select-core-1.6.1,pitch-theme-ver-3.6,ajax_fade,page_not_loaded,smooth_scroll,grid_1300,side_menu_slide_from_right,vertical_menu_with_scroll,blog_installed,wpb-js-composer js-comp-ver-6.9.0,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-58086
Inversor de frequência: o que é e para que serve

Inversor de frequência: o que é e para que serve

Inversor de frequência. Com certeza você já deve ter ouvido falar a respeito, mas será que todos compreendem o que é um inversor de frequência, onde se aplica e suas funções?

Em nosso conteúdo de hoje, vamos falar sobre Inversor de frequência: o que é e para que serve. Continue a leitura abaixo.

 

O que é um inversor de frequência

Os inversores de frequência são dispositivos eletroeletrônicos que proporcionam um controle mais avançado nos motores, usados em sistemas de acionamento eletromecânicos para controlar a velocidade e o torque de motores de corrente alternada variando a frequência e a tensão de entrada do motor.

O inversor de frequência converte um sinal senoidal de amplitude fixa em um sinal modulado por largura de pulso (PWM), possibilitando a variação da velocidade no motor. É uma das partidas mais utilizadas na indústria e apresenta inúmeros benefícios, tanto ao motor como para a aplicação. 

O inversor de frequência é uma solução eficiente para controlar a velocidade dos motores, economizando energia e aumentando a eficiência do sistema. É composto por um circuito eletrônico que converte a energia elétrica da rede em uma tensão de saída variável em frequência e amplitude, permitindo o controle preciso da velocidade do motor.

É capaz de variar a frequência de operação do motor elétrico, permitindo que ele opere em diferentes velocidades.

 

Como funciona um inversor de frequência?

Um inversor de frequência é composto por três blocos principais: o retificador, o inversor e o circuito de controle. O retificador converte a tensão de entrada da rede em uma tensão CC (corrente contínua) e a envia para o inversor.

O inversor converte a tensão CC de entrada em uma tensão CA (corrente alternada) variável em frequência e amplitude, permitindo que a velocidade do motor seja controlada e o circuito de controle é responsável por monitorar a velocidade do motor e ajustar a tensão de saída do inversor para manter a velocidade desejada.

Os inversores de frequência permitem que a velocidade de giro de um motor seja variável, isto é, um motor deixa de girar a uma velocidade fixa de acordo com a frequência da rede e passa a ter uma velocidade controlada pelo inversor, girando mais rápido ou mais devagar conforme a necessidade. 

A estrutura do inversor nos auxilia a entender o seu funcionamento. Veja:

  • Retificador: ponte retificadora trifásica (retificador de onda completa). Nessa estrutura, seis ou mais diodos retificam a tensão de entrada trifásica da rede 60 Hz, e depois fornecem uma saída contínua com ondulação que será corrigida pelo filtro.

  • Filtro: barramento CC que suaviza as ondulações geradas pelo circuito retificador.

  • Capacitor: elemento que compõe o filtro. Corrige as ondulações da tensão, enquanto os indutores minimizam as ondulações da corrente.

  • Inversor: semicondutor que opera em corte (chave aberta) e saturação (chave fechada) obedecendo a uma lógica previamente estabelecida.

Algumas vantagens dos inversores de frequência, além do controle da velocidade, são:
1- Acionamentos suaves que contribuem para elevar a vida útil do sistema, principalmente em relação a engrenagens e outras transmissões mecânicas;
2- Garante que o motor trabalhe em diferentes velocidades, sem a necessidade do uso de meios mecânicos, como polias, válvulas e redutores;
3- Possibilidade de automação de processos;
4- Integração com processos automatizados que permitem uma infinidade de aplicações.

 

Inversor de frequência VDS

Os inversores de frequência AG Drive Pro são indicados para diversas aplicações em automação que utilizam motores de até 2CV com frequência de até 500 Hz. Com design robusto e configuração facilitada, estes inversores se destacam pela versatilidade. 

Possuem comunicação Modbus RTU, entrada analógica de tensão ou corrente (0 a 10 V, 0 a 20 mA ou 4 a 20 mA) e saída analógica (0 a 10V, 0 a 20 mA ou 4 a 20 mA).

Tudo isso permite que os inversores AG Drive Pro se comuniquem com outros dispositivos e integrem processos de automação mais complexos.

Seu formato compacto é ideal para a instalação em quadros de comando, possibilitando inclusive a fixação em trilho DIN 35. E mesmo com todos estes recursos, os inversores de frequência AG Drive Pro ainda mantêm uma listagem de parâmetros enxuta, permitindo uma configuração rápida e facilitando a utilização pelo usuário final.

Conheça nosso portfólio de equipamentos para o sucesso do seu negócio e fale com nosso time de especialistas para validar as melhores soluções para os seus objetivos. Temos amplo estoque de redutores, motoredutores de velocidade e equipamentos industriais à pronta entrega, com atendimento especializado, expertise dos produtos, estratégia comercial, preço competitivo e produtos de excelência.

/// Orçamentos Solicite um orçamento sem compromisso, nossos preços são competitivos. Whatsapp: +55 11 3207-2288

Felipe Ortega About the author
No Comments

Post a Comment

WhatsApp